segunda-feira, 8 de março de 2010

2ª REUNIÃO DA DIRETORIA PLENA DA UNE



Nem mesmo a chuva ou a garoa de São Paulo impediram que estudantes comprometidos se reunissem por dois dias em intensos debates. Foi a realização da 2ª Reunião da Diretoria Plena da União Nacional dos Estudantes (UNE), gestão 2009-2011, que mobilizou jovens de todas as capitais a discutirem os rumos da educação no país.

O evento, que aconteceu nos dias 5 e 6 de março no centro da capital paulista, também deu a largada para grandes mobilizações estudantis: o lançamento da Jornada de Lutas 2010 do Movimento Estudantil e a convocação do 58º Conselho de Entidades Gerais da UNE.

CONAE na pauta!

A Conferência Nacional de Educação (CONAE), marcada para o Rio de Janeiro, de 22 a 25 de abril, permeou o primeiro dia da Reunião da Diretoria Plena. Foram convidados para o debate integrantes de sindicatos e outras figuras ligadas à educação. Com o objetivo de definir o papel da UNE na CONAE, os estudantes e profissionais do ensino trocaram experiências e anseios para a melhoria da qualidade das instituições.

Intervenções e plenária

No sábado, a reunião contou com as presenças de dirigentes de movimentos sociais e das centrais sindicais. Lea Marques (da Marcha Mundial das Mulheres), Artur Henrique (presidente da CUT), Eduardo Navarro (CTB) e Joaquim Piñero (MTS) compuseram a mesa ao lado de Augusto Chagas (presidente da UNE) e Yann Evanovick (presidente da UBES).

As falas dos convidados incendiaram os ânimos do auditório, que estava lotado. Na ocasião, repleto de universitários e secundaristas, que participaram da primeira parte do encontro do dia para a convocação conjunta da Jornada de Lutas do Movimento Estudantil, feita em conjunto pela UNE, UBES e ANPG.

Mas o ponto alto da Reunião foi a convocação Conselho Nacional de Entidades Gerais - Projeto UNE pelo Brasil. Será o 58º CONEG da UNE, um dos mais importantes fóruns do movimento estudantil brasileiro, que reunirá centenas de DCEs, UEEs, entidades municipais, Executivas e Federações de curso de todo o país. A pauta deste CONEG é a elaboração do "Projeto Brasil" que atualizará a opinião da UNE sobre temas como Educação, Desenvolvimento Econômico e Social, Cultura, Esportes, Saúde, Comunicação, Meio-Ambiente, Democracia, entre outros, para pautar a sociedade brasileira e enfrentar o debate de idéias do segundo semestre de 2010.

Leia as resoluções da Reunião, produto dos debates.

Resoluções aprovadas na 2a reunião da Diretoria Plena da UNE - 2009/11

MARCOS LEITE:

É isso mesmo, nem a chuva atrapalha estudantes dispostos a trabalhar de se reunir, pois estudantes quando querem ,nada e nem ninguém os impedem!

Espero que Jornada de Lutas de 2010 da UNE e o 58º Conselho de Entidades Gerais da UNE sejam um sucesso!

Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com

Referência:

http://www.une.org.br/

AddToAny