sábado, 15 de maio de 2010

ESTUDANTES VOLTAM ÁS RUAS PELO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO!


Já estão na pauta do Senado Federal os Projetos de Lei que determinarão o futuro do Pré-sal, mais precisamente da exploração do petróleo na costa brasileira. O momento é decisivo para o país e a juventude está atenta e disposta a defender a todo custo a riqueza que está em nosso território, lutando para que ela permaneça no Brasil, beneficiando os brasileiros.

Por isso, as entidades estudantis UNE, UBES e ANPG convocam os estudantes a novamente saírem às ruas pelas bandeiras:

- 50% do Fundo do Pré-sal para a Educação

- Por um novo marco regulatório para a exploração do petróleo

O novo marco regulatório é que garantirá o controle estatal da produção do petróleo, de modo que não passemos por um novo e próspero ciclo econômico e fiquemos de mãos vazias. "A idéia é fortalecer a Petrobras, patrimônio conquistado na campanha “O Petróleo é Nosso!”, lembrou Augusto Chagas, presidente da UNE.

É fundamental lembrarmos que a participação da União na Petrobras foi diminuída para apenas 39% das ações da empresa. Dessa forma, é imperativo que o Estado reto­me o capital acionário da empresa, saindo da condição vergonhosa em que se encontra, na qual praticamente 60% de suas ações estão nas mãos da iniciativa privada, em especial do capital estrangeiro. Deve também constar des­ta mudança da lei do petróleo uma nova divi­são da rendas advindas dos royalties e partici­pação especial, garantindo uma redistribuição para todo o país que contribua para a diminuição das desigualdades regionais.



Entre os PLs do pré-sal, está emenda que destina 50% do Fundo do Pré-sal para a Educação. “Às vésperas da votação da emenda, temos que nos movimentar para garantir o maior número de votos entre os parlamentares e, assim, dar um rumo à educação em nosso país”, finalizou o presidente da UBES, Yann Evanovick.



Um grande ato está programado para acontecer na próxima quinta-feira, 20, em Brasília, com o objetivo de sensibilizar nossos senadores a aprovarem os projetos que vão mudar a realidade do povo brasileiro!

Ato: Pré-sal para a educação e por um novo marco regulatório do petróleo

Data: 20 de maio

Local: Brasília / DF