sexta-feira, 16 de julho de 2010

Direto de Caxias: A JUVENTUDE EM NOVO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO




Caxias vibrou neste Sábado, 10, através da participação efetiva de centenas de jovens no I Congresso Inter-Municipal realizado pela CEJUCAS (Central de Juventude de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter), no Clube Alecrim.

O evento foi bastante comentando em vários blogs por isso decidimos fazer diferente... não falaremos do evento, outros farão isso por nós.

Escolhemos dois grandes ícones de liderança juvenil no Maranhão que aceitaram bater papo conosco sobre a CEJUCAS e a carta proposta que foi criada pela juventude no congresso, para ser entregue as mãos da governadora.

O primeiro convidado foi o ex-secretário de Esporte e Juventude, o deputado Roberto Costa, que fala sobre o congresso promovido pela CEJUCAS:


"Este é um evento importante, é um evento de informação, de consciência política dessa juventude. Essa juventude dessa região que estava desarticulada. Havia uma necessidade de ter uma entidade realmente fortalecida para que possa defender os interesses da nossa juventude da região, e com isso eu acho que a juventude ganha muito. Algumas situações, algumas reivindicações que a juventude tem sem dúvida passa a ter maior atenção para buscar junto aos governantes, junto a governadora, ao prefeito, a câmera municipal, aos orgãos constituidos. Eu acho que quando a juventude se organiza, ela automaticamente se fortalece, com isso ela passa a ter uma participação muito forte dentro das estruturas que comandam o estado, que comandam o país."

O segundo convidado foi o vereador de Pio XII, e Conselheiro Estadual da Juventude, Assis Filho, lembrando a importância da criação da carta proposta:

"O Maranhão certamente vive um novo momento, a juventude viu a esperança renovada, graças a própria governadora, graças ao trabalho do ex-secretário Roberto Costa, e da continuidade pelo secretário Sousa Neto, mas nós percebemos que a juventude quer muito mais, e esse querer muito mais é justamente avaliar os avanços que já temos e propor as medidas e as políticas que nós queremos nos próximos 4 anos de governo. Essa discurssão, essa carta de todas a reuniões do estado que serão todas minuciosamente avaliadas pela coordenação de campanha de juventude e a coordenação geral da candidata ao governo a Roseana Sarney, e serão lançadas oficialmente num dia especial, que é o dia 11 de Agosto, lá em São Luís, onde todas as caravanas de toda a região do estado estarão presentes num lançamento oficial de uma plantaforma de governo coesa, discutida, baseada na mobilização juvenil, baseada nas aspirações da juventude maranhense. Pra mim isso demonstra uma preocupação que a governadora Roseana tem em trazer a juventude para o governo, de trazer a juventude para a discussão. O importante é que essas políticas não são para juventude, mas essas políticas são de juventude, feitas pela juventude, enviadas para o governo para serem executas para a juventude."

Então vamos lá CEJUCAS, isso só é o começo de várias empreitadas que ainda virão. Como bem diz nossa presidente Pollyanne Lopes: "Essa entidade veio para dinamizar e impulsionar o movimento juvenil.”

AddToAny