domingo, 11 de julho de 2010

JUVENTUDE DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO ESTADO



Neste sábado(10), o assunto mais debatido nos municípios de Caxias e Peritoró e São Mateus, foram Políticas Públicas para a Juventude.

CAXIAS -Em Caxias a Cejucas – Central da Juventude de Caxias, Aldeias Altas e São João do Soter. Promoveu no Clube Alegrim um grande encontro com centenas de jovens.
A presidente da entidade, Pollyanne Lopes, fez a abertura dos trabalhos explanando um pouco da trajetória da Cejucas. “Essa entidade veio para dinamizar e impulsionar o movimento juvenil”, disse.

Com o tema “O Maranhão que temos e o governo que queremos”, os jovens iniciaram as discussões. Os palestrantes convidados foram o Conselheiro Estadual da Juventude e vereador de Pio XII, Assis Filho e o ex-secretário de Esporte e Juventude e deputado Roberto Costa.

A participação de Roberto Costa, foi de estrema importância e foi aclamado por todos, como um grade líder da juventude, responsável pelo resgate de uma história de luta no Maranhão. Sua gestão a frente da Secretaria de Esporte e Juventude foi lembrada como fator determinante na expansão das entidades em todo o estado. Em meio a sua palestra Roberto Costa agradeceu e declarou. “A maior obra que poderíamos ter feito foi fortalecer o movimento de juventude. E estamos realizando, pois sabemos que as maiores transformações sociais aconteceram graças ao movimento juvenil”, disse.

O vereador de Pio XII, Assis Filho, enalteceu o debate afirmando que no governo do presidente Lula, a juventude alcançou grande êxito na política nacional. E que no Maranhão, a governadora Roseana, entendeu as necessidades da juventude resgatando o primeiro emprego, e promovendo ações para o fortalecimento da juventude. PERITORÓ – Á tarde no município de Peritoró, aconteceu o I Fórum Municipal da Juventude, organizada pela entidade JAP (Juventude em Ação de Peritoró) e realizada no Centro Paroquial.
O presidente Adriano Macêdo recepcionou a comitiva do deputado Roberto Costa, que era composta pelo Conselheiro e vereador de Pio XII Assis Filho; pelo presidente da Juventude e Atitude de Coroatá, Jociel; e pelo presidente da UMES de Governado Nunes Freire, João Costa.

Centenas de jovens bastantes entusiasmados, vibraram , com a oportunidade de debaterem e discutirem a participação da juventude, inserida nas proposta apresentadas por Roberto Costa.

“Precisamos fazer a diferença e diante disso, fazer com que a juventude de Peritoró, cresça e apresente resultados satisfatório para o nosso município”, disse Adriano Macêdo.

Questões ambientais também foram debatidas na roda de discussão comandada por Ir. Bentinho, da Associação de Parceiros Sócio-Ambientais. “vivemos um momento em que o mundo se volta para o meio ambiente e a juventude e um fator importante dentro desse processo”, afirmou Ir Bentinho.

SÃO MATEUS – Representantes da União de Estudantes de São Mateus, reuniram-se para planejarem algumas ações que serão desenvolvidas no município.
O presidente da entidade, Genésio Silva, recebeu o deputado Roberto Costa, agradecendo o seu apoio á entidade e os trabalhos desenvolvidos na formação de grêmios estudantis.

O presidente ainda declarou que a entidade reivindicou a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, a inclusão do programa Primeiro Emprego para inserir a juventude de São Mateus no mercado de trabalho.

“Queremos conquistar o nosso espaço e transformar a nossa cidade através do nosso trabalho”, afirmou Genésio.
O deputado Roberto Costa, incentivou os jovens a discutirem as propostas para contribuírem uma política pública de juventude inovadora no Maranhão.
Depois de um longo dia de trabalho, o deputado Roberto Costa, retornou na parte da noite para São Luis e o restante de sua comitiva segue amanhã no domingo(11), para o município de Buriti Bravo, onde se reúnem com o Conselho Juvenil Buritibravense – Conjub, para concluírem o trabalho de formação de grêmio estudantil.

AddToAny