domingo, 15 de agosto de 2010

PJ MARANHÃO PROMOVE O MAIOR ENCONTRO DA JUVENTUDE CATÓLICA EM PINHEIRO

A Pastoral da Juventude (PJ) realizou neste fim de semana, dias 14 e 15 de agosto, na cidade de Pinheiro, a 7ª Romaria da Juventude do Maranhão. O evento teve como tema “25 anos de história” e se transformou em um momento de grande celebração da caminhada da PJ, que se organiza no estado desde 1985.

A 7ª Romaria da Juventude teve a sua abertura oficial às 21h de sábado (14), seguida da Celebração Eucarística às 23h e de várias apresentações das 12 dioceses do Maranhão, intercaladas por apresentações culturais que aconteceram até por volta das 6h do domingo (15), quando os participantes fizeram uma grande caminhada de cerca de seis quilômetros pelas ruas da cidade de até a Praça da Matriz (Santo Inácio de Loyola), onde está acontecendo o encerramento e envio dos romeiro de volta para suas cidades.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Vilsom Basso, ex-assessor da PJ do Maranhão e do Setor Juventude da CNBB e atualmente bispo da diocese de Caxias. Além das apresentações das dioceses e das atrações culturais, na vigília da Romaria, foi falado sobre a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio da Juventude, do Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade da Terra e sobre a Lei 9840 de combate a corrupção eleitoral.

Desde 1992 a PJ realiza a Romaria da Juventude no Maranhão a cada três anos, já tendo passado pelas cidades de Pindaré Mirim, Bacabal (1995), Caxias (1998), Imperatriz (2001), São Mateus (2004) e São Luís (2007). As romarias da juventude se firmaram desde cedo como o maior evento de massas da juventude católica no estado, reunindo sempre milhares de participantes.

AddToAny