quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PRESIDENTE LULA SE REUNE COM O CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE





Na manhã desta quinta-feira (12/8), quando se comemora o Dia Internacional da Juventude, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), junto com conselheiros estaduais e municipais de juventude se reunirão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, o presidente Lula assinará o decreto de convocação da 2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em 2011. A primeira Conferência, que aconteceu em abril de 2008, na capital federal, mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil e resultou na definição de um conjunto de prioridades e resoluções que deverão nortear as políticas públicas de juventude em todas as esferas governamentais.


A realização da segunda Conferência é uma das prioridades do Conjuve e sua convocação, em 2010, é ainda mais representativa por se tratar do Ano Internacional da Juventude, convocado pela Organização das Nações Unidas. O próximo encontro garantirá o caráter participativo nas políticas públicas para este segmento e possibilitará uma avaliação dos avanços obtidos desde a primeira Conferência e os desafios que o país ainda possui para assegurar cidadania plena aos 50 milhões de brasileiros, com idade entre 18 e 29 anos.


Na oportunidade também serão destacadas vitórias recentes do segmento como a aprovação da Emenda Constitucional nº65, a PEC da Juventude, que supriu uma lacuna existente na Constituição Federal, incluindo o termo jovem no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais. Outra conquista foi a aprovação, em caráter definitivo pelo Senado, da adesão do Brasil ao Organização Iberoamericana de Juvntude - OIJ.



AddToAny