quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PARABÉNS UMES POR SEUS 2 ANOS!



UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Gov. Nunes Freire - Fundada em 08 de Setembro de 2008, no Clube Coqueiro Verde, com a presença de cerca de 800 estudantes da rede pública e privada.

Depois de alguns meses depois de sua fundação, a entidade começou a idealizar e efetuar seus projetos e movimentos de maneira impressionante. A sua primeira atuação foi a participação do Presidente (João Costa) ao Coneg de 2008, depois a entidade fundou os grêmios estudantis das escolas: C.E. Coronel Riod Ayoub Jorge,C.E Maria Gardênia R.Gonçalves - Anexo I, E.E.F. Chapeuzinho Vermelho e C.E. Prof. Hamilton Werneck. Projeto que foi um marco na historia do movimento social da cidade e a partir dai deu-se inicio ao movimento estudantil nunesfreirense.
Com o intuito de informar e torna o movimento social e estudantil mais ativo em Nunes Freire, foi criado o BLOG da UMES (http://umesgnf.blogspot.com) portal que já foi recanto de variados jovens e estudantes, que através de comentários se expressavam e se expressam até hoje.E com o mesmo intuito de revolução criaram um programa de debate na Rádio “A.C.V. C Fm 95,6” chamado “Voz Estudantil”, programa que serviu e serve até hoje como ponte entre a juventude e o poder público.


Como incentivadora das atividades culturais, a UMES realizou grandes projetos em 2009, tal como: A Quadrilha “Chamego Junino”, projeto que fez um sucesso em toda região do Alto Turi.
Também está sempre acompanhando e apoiando os movimentos sociais e culturais, um exemplo é a constante parceira com a ALEAT - Academia de Letras do Alto Turi, entidade que trabalha de forma revolucionaria na arte literária e suas diversidades. Apoio o grupo cultural “Anjos Bmx” movimento organizado pela juventude com intuito de expressarem suas idéias através dos esportes de rua, tal como o BMX Street. E como incentivadora dos esportes de rua, realizou em maio de 2009 um belíssimo e carente Campeonato de futsal de rua que teve como objetivo arrecadar alimentos para os desabrigados de Boa Vista do Gurupi, evento que reuniu cerca de 100 jovens na Praça da cultura. Em agosto de 2009, a UMES realizou a 1º “Taça UMES de Futsal”, que reuniu variadas escolas da rede pública e privada, incentivando assim a pratica desportiva do futsal. Em junho 2009 a UMES foi convidada a participar como observadora do congresso da UNE em Brasília, onde foram 3 representantes.


A UMES como entidade e movimento estudantil, revolucionou Nunes Freire durante seus 2 anos, prova disso foi a realização de variados movimentos, tais como: O movimento “Tapa Buraco” que teve como objetivo melhorar o acesso dos estudantes as escolas. O movimento do dia do estudante, realizada uma divertida gincana, que reuniu variadas escolas da sede de Nunes Freire. O movimento de reforma do C.E. Maria Gardênia R. Gonçalves - Anexo I, a única escola de Ensino Médio do município e Movimento de tiragem de delegados rumo ao CONUBES.
E como entidade que defende os interesses dos estudantes, a UMES mandou em 2009 variados ofícios reivindicando os direitos da criança e o adolescente, em especial dos estudantes.

Em 2010 organizou juntamente com a CUFA- Central Única das Favelas o 1º encontro de Juventude do município, que reuniu cerca de 700 jovens. Também realizou as eleições para a escolha das novas diretorias dos Grêmios Estudantis e ainda enviou vários ofícios para o Ministério Publico reivindicando melhorias na educação.


Essa é UMES de Gov. Nunes Freire, que com certeza não vai parar! Parabéns!

AddToAny