sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ALUNA MARANHENSE É SELECIONADA PARA 2ª OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A crônica da aluna Patrícia Borges da Silva, da U.I. Castro Alves do município de Alto Alegre do Pindaré foi uma das 17 produções textuais selecionadas para a fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" 2010, realizada pelo Governo Federal. A seleção foi realizada no último dia 8, pela Comissão Estadual Julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Nacional, formada por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Mais de 2.000 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de 9 anos (5 ao 9º ano) de 41 escolas da rede municipal de Alto Alegre do Pindaré foram inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa, sendo que dessas, 17 chegaram à fase estadual concorrendo com 34 poemas, 28 memórias, 24 crônicas e 3 artigos de opinião.
Orientada pela professora de Português Hildiones Silva e Silva, a semifinalista Patrícia Borges da Silva do 9° ano do Ensino Fundamental, concorreu na categoria crônica com o texto “As Quebradeiras de Coco”. A aluna juntamente com sua professora viajará para Curitiba onde participará da fase regional que acontece de 1º a 19 de novembro.

Nessa etapa, os 500 alunos e seus respectivos professores participam de atividades culturais e de formação. Na ocasião, os alunos aperfeiçoam seus textos que serão apreciados pela Comissão Julgadora Regional. Ao final do encontro são selecionados até 152 finalistas.
Já na Etapa Nacional, que acontecerá dia 29 de novembro de 2010, haverá um encontro nacional em Brasília para anunciar os 20 vencedores nacionais (cinco de cada categoria). Os professores e alunos ganhadores receberão medalhas, computadores e impressoras. As escolas dos respectivos vencedores também serão premiadas com 10 computadores, impressoras e acervo bibliográfico.

A Olimpíada

O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS). A coordenação técnica é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Com o tema "O Lugar onde Vivo e trabalhando os gêneros poema, memória, crônica e artigo de opinião, a 2ª edição olimpíada visa possibilitar que alunos e professores pensem mundos transformados pela força da palavra escrita.
A Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece desde 2002, de dois em dois anos, tem como objetivo aperfeiçoar a forma didática em que os professores ministram suas aulas e estimulam os alunos a desenvolver práticas de leitura e escrita, além de contribuir para o exercício da cidadania.

Em sua segunda edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa está ampliando a atuação do Programa Escrevendo o Futuro, passando a trabalhar, com professores e alunos de 5º, 6º, 7°, 8º e 9º anos /4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e nas classes de aceleração equivalentes e 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré