segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ROSEANA SARNEY VENCE NO 1º TURNO E GOVERNARÁ O ESTADO PELA 4º VEZ

A candidata do PMDB, Roseana Sarney, vai assumir o governo do Maranhão pela quarta vez. A governadora, que liderou a corrida estadual durante toda a campanha, conseguiu reverter a possibilidade de um segundo turno, já que nas pesquisas mais recentes a peemedebista, apesar de liderar, não apresentava a maioria dos votos necessária para vencer as eleições contra Jackson Lago (PDT) e de Flávio Dino (PC do B) já no primeiro turno.

Candidata da coligação “O Maranhão não pode parar”, Rosana tem 15 partidos aliados (PT, DEM, PTB, PV, PR, PSC, PRB, PRTB, PSL, PHS, PMN, PTN, PTdoB, PP e PRP), além de contar, desde o início oficial da campanha, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo tendo alianças com partidos que apóiam, em plano nacional, a candidatura do presidenciável José Serra (PSDB).

Lula e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, gravaram depoimentos para o programa da peemedebista no horário eleitoral gratuito na TV, enquanto outros ministros e lideranças locais da legenda apoiaram o candidato comunista.

Roseana já governou o Maranhão por três vezes. Em 1994, quando era filiada ao PFL, venceu as eleições e se tornou a primeira mulher a governar o Estado, sendo reeleita em 1998.

Ao final de seu segundo mandato de governadora, em 2002, lançou-se como pré-candidata à Presidência, mas retirou sua candidatura depois de uma operação da Polícia Federal, deflagrada em março de 2002, apreender 1,3 milhão de reais na sede da construtora Lunus, em São Luís, no Maranhão. A empresa, de propriedade de Roseana e do marido dela, Jorge Murad, tornou-se o epicentro de uma crise política que modificou os rumos da campanha. Acabou eleita senadora pelo Maranhão.
Em 2006, já no PMDB, disputou novamente o governo, mas ficou em segundo lugar, atrás de Jackson Lago (PDT), numa das mais acirradas campanhas eleitorais da história maranhense.

De volta ao Senado, em 2007, dois anos depois, com a cassação do governador Jackson Lago pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Roseana assumiu novamente o governo do Maranhão.


Referência: Blog Acorda Alice/ Por Marcio Santos

AddToAny