terça-feira, 19 de outubro de 2010

UFMA ABRE INSCRIÇÕES PARA O 23º FESTIVAL MARANHENSE DE POESIA

Ótima oportunidade para poetas de todo o Brasil escreverem um novo capítulo na literatura contemporânea maranhense. A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, abre nesta semana as inscrições para o 23º Festival Maranhense de Poesia. O festival terá apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e vai acontecer nos dias 18 e 19 de novembro, na Praça Maria Aragão, em São Luís, dentro da programação da 4° Feira do Livro.

O 23º Festival Maranhense de Poesia estimula e difunde a produção poética contemporânea. A partir deste ano, o festival terá como patrono o poeta maranhense Joaquim de Sousa Andrade, o Sousândrade. Poderão participar do Festival qualquer pessoa residente no Brasil que escreva poesia no idioma português. O 23º Festival Maranhense de Poesia será realizado durante duas sessões, uma seletiva e outra de apresentação dos finalistas, seguida da premiação, nos dias 18 e 19 de novembro de 2010, dentro da 4ª Feira do Livro de São Luis.

Segundo o diretor do DAC, professor Alberto Dantas, "participarão da primeira sessão os autores que tiverem seus textos previamente selecionados pela Comissão Julgadora. A audição pública dos poemas selecionados acontecerá no dia 18 de novembro 2010 e será acompanhada por duas comissões julgadoras que indicarão os autores e interpretes finalistas. A segunda sessão, sessão final, e a premiação ocorrerão no dia 19 de novembro de 2010".

As Comissões Julgadoras serão compostas da seguinte maneira: Uma Comissão Julgadora de Mérito Literário, formada por 3 (três) pessoas atuantes no meio literário e; uma Comissão Julgadora de Interpretação, formada por 3 (três) pessoas atuante no meio teatral. As duas comissões ficarão responsáveis por escolher os 3 (três) melhores poemas (Comissão Julgadora de Mérito Literário) e as 3 (três) melhores performances cênicas (Comissão Julgadora de Interpretação), assim como atribuir menções honrosas, caso necessário.

Inscrições até 5 de novembro - Será obrigatória a apresentação dos poemas, que poderão ser interpretados pelos próprios autores ou por pessoas indicadas por eles. Na ausência de indicação de intérprete, o poema poderá ser lido para garantir a validade da participação. A interpretação dos poemas concorrentes não influenciará no julgamento do mérito literário. Os interpretes poderão utilizar recursos como som, slides, figurino, desde que não interfira no andamento da sessão. Concorrentes de outros estados terão garantidas a interpretação ou leitura dos seus poemas.

Cada concorrente poderá inscrever apenas um poema, inédito, com tema livre, não ultrapassando o limite de duas laudas. A inscrição deverá constar de: a) Preenchimento da ficha de inscrição; b) Três cópias do texto digitadas ou datilografadas; c) Gravação do texto em CD para utilização no Programa da Sessão final; d) Dados biográficos do autor. As inscrições poderão ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio, entre os dias 18 de outubro e 5 de novembro de 2010, no Departamento de Assuntos Culturais, no Palacete Gentil Braga - Rua Grande, 782 (Centro). CEP 65020-250, São Luís - MA. Tel.: (98)3232-3901/ 3231-2887. E-mails para: dac.adm@ufma.br