quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MARCOS LEITE É DESTAQUE NA PÁGINA CULTURAL DO JORNAL GAZETA



Ontem, chegou mais um edição do Jornal Gazeta, varias são as noticias de destaque. Uma delas é a Coluna "Papo Jovem", que teve estréia na última edição e que faz quase um mês que publiquei aqui.

Nesta edição eu faço alguns comentários sobre as conquistas da juventude e a realidade juvenil de Nunes Freire. Veja abaixo o texto na integra ou, se quiser, pode baixar aqui o mesmo em formato PDF.

"A JUVENTUDE NÃO É LEVADA A SÉRIO...

Em 2010 muitas vitórias ocorreram e vem ocorrendo a favor da juventude. Uma dessas vitórias é a (recém aprovada) PL 4529/2004 (Estatuto da Juventude), que disporá sobre direitos suplementares ainda não assegurados aos jovens entre 15 e 29 anos.
Com isso, vemos que a juventude que há anos estava esquecida ganhou novamente seu espaço, seja ele como agente transformador ou, apenas, como um segmento social. Porém, esse segmento ainda não é valorizado como deveria, pois ainda existe uma apatia por parte de muitas pessoas em relação aos comportamentos, crenças, valores e ideologias juvenis.

Infelizmente, os jovens ainda são vistos como consumidores vorazes, individualistas, apáticos, causadores de violência e desinteressados pelas questões públicas. Enfim, não são levados a sério...
Em Nunes Freire, não é diferente. Muitas pessoas ainda têm muita “apatia juvenil”.

Atualmente, os jovens nunesfreirenses são tratados como pessoas indiferentes, que não ter uma identidade própria e que são incapazes de lutar pelos seus direitos. Porém, isso está se revertendo...

Hoje, os poucos jovens que atuam no movimento juvenil são verdadeiros agentes transformadores, pois lutam, com muita determinação e força de vontade, por um município melhor! Com tudo isso, vemos que ainda são poucos os jovens que querem lutar, porém não depende, somente, da nossa vontade, mas também do incentivo e acolhimento por parte do governo e da sociedade em geral... Como dizia o jovem cantor Charlie Brown Jr em uma de suas músicas... “É o sistema que tem que mudar, não se pode parar de lutar, senão, não muda... a juventude tem que está afim, tem que se unir...”

Clique na imagem para ampliar!