sábado, 11 de dezembro de 2010

SAMBA E ARTE URBANA MARCAM A PRÉ-BIENAL NO MARANHÃO

Utilizando o samba como referência enquanto identidade do povo maranhense, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) promoveu, na semana passada, uma série de atividades culturais com o intuito de preparar o terreno para a 7ª Bienal da UNE que acontece entre os dias 18 e 23 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro.

Mais de 300 estudantes estiveram presentes no evento que, além de palestras, sessões de cinema e apresentações musicais, contou também com uma oficina de estêncil, onde os interessados puderam aprender sobre as técnicas específicas desta arte urbana, que fará parte do novo projeto de extensão de arte do CUCA, levando aos estudantes a expressão através das atividades artísticas.

O intuito da pré-Bienal era divulgar e preparar os universitários a participarem do festival estudantil no Rio. Antes do evento, a universidade possuía cerca de 30 trabalhos inscritos. Após as atividades de sexta-feira, o número de inscritos praticamente dobrou. “Hoje muitos alunos procuraram o diretório para inscrever seus trabalhos. Eu mesma vou aproveitar o novo prazo e estou correndo para inscrever o meu!”, conta a coordenadora de Cultura do DCE, Lilian Brito Alves dos Santos.

A mobilização para conseguir ônibus já começou. Estudantes maranhenses das cidades de Codó, Imperatriz, Chapadinha e São Luis estão preparando uma caravana saindo da capital para representar a UFMA no Rio de Janeiro.


AddToAny