segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SARNEY DEVERÁ OCUPAR A PRESIÊNCIA DO SENADO PELA QUARTA VEZ


O senador José Sarney (PMDB) irá ocupar pela quarta vez a presidência do Congresso Nacional, a partir do dia 1º de janeiro de 2011, quando será feita a escolha dos membros das Mesas Diretoras da Câmara Federal e do Senado.

Até o momento, não há qualquer movimentação contrária à permanência de Sarney no comando do Senado, apesar de que o presidente da Instituição haveria dito anteriormente que não pretendia mais disputar a presidência da Casa. No entanto, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) avalia que Sarney é hoje o melhor nome para manter a estabilidade política no Congresso Nacional.

Na Câmara, a tendência é eleger Marco Maia (PT-RS) para o comando da Casa. Ele venceu disputa interna que antes estava a favor de Cândido Vaccarezza (PT-SP). O PMDB concordou em apoiar o candidato do PT para os petistas apoiarem um nome peemedebista em 2013, possivelmente Henrique Alves (RN).

Os oposicionistas PSDB e DEM já declararam voto em Marco Maia, que está na presidência da Câmara desde que Michel Temer (PMDB-SP) renunciou para se dedicar à vida de vice-presidente da República eleito.

(Com informações do Blog de Mario Carvalho)