terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE DEVERÁ MESMO SER DESMEMBRADA; GOVERNADORA ROSEANA ANUNCIA NESSA TERÇA REFORMA NO GOVERNO



A Governadora Roseana (PMDB) deverá anuncia nessa terça – feira, 14/12, no Palácio dos Leões, a nova estruturara do governo do Estado. Logo depois desse anúncio a proposta será encaminhada à Assembléia Legislativa para aprovação dos deputados. Apesar de ter optado por editar a reforma por meio de Medida Provisória, que tem validade imediata, Roseana fez questão de encaminhar o texto imediatamente para análise dos parlamentares.

Umas dasprincipias mudanças no na nova estrutura do novo governo de Roseana será a separação das Secretarias de Esporte com a de Juventude, ambas, depois de desmembradas, deverão ser ordinárias e independentes.

O novo secretário de Esportes deverá ser mesmo o quase ex – deputado Jura Filho (PMDB) pela cota do Senador João Alberto. Jura Filho assumirá a pasta no lugar de Sousa Neto que também é apadrinhado do atual vice – governador.

A secretaria de Juventude tem sido alvo de grandes disputas dos bastidores, no entanto a governadora Roseana ainda não divulgou quem será o titular da pasta, por tanto a briga pela cadeira continua.

Não haverá muitas mudanças na estrutura do novo governo além do que já foi anunciado pela governadora. A outra novidade da reforma é a volta das gerências regionais. Serão cerca de 20. Roseana explicou que isso não trará maior custo ao Estado porque quase todas as secretarias têm uma estrutura regional, a ser aproveitada.

Também estará de volta a Comissão Permanente de Licitação (CPL). O chefe da CPL será Francisco Batista. Roseana só confirmou até agora a fusão das secretarias de Administração e Planejamento, a exemplo do que acontece no Governo Federal.

Ela quer manter no Maranhão uma estrutura semelhante à do Governo Federal. O objetivo é captar para o Estado todos os programas postos em prática em nível federal. Por conta disso, secretarias que seriam extintas como Mulher e Igualdade Racial vão permanecer. Será criada uma estrutura para cuidar da administração penitenciária.

Apesar de especulações nos meios políticos, Roseana não confirmou a criação de uma secretaria exclusivamente para cuidar da pesca. Ela explicou que a pasta que cuida do setor chama-se Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. A governadora disse que adotará “tolerância contra a corrupção”.

A grande dificuldade para fechar a reforma é a disputa por cargos. Roseana disse que o novo governo será técnico “sem esquecer os políticos”. “Eu sou política”, lembrou.

Veja os nomes dos secretários já confirmados:
Casa Civil – Luís Fernando Silva
Comunicação – Sérgio Macedo
Planejamento – Fábio Gondim
Sáude – José Márcio Leite
Representação em Brasília – Chiquinho Escórcio
Fazenda – Cláudio Trinchão
Indústria e Comércio – Maurício Macedo
Segurança - Aluísio Mendes
Infra-Estrutura – Max Barros
Casa Militar – Coronel Vieira
Controladoria – Sílvia Frazão
CPL – Francisco Batista
Emap – Luiz Carlos Fossati
Hildo Rocha – Pasta ainda indefinida