quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SELETIVO IFMA 2012: TODOS OS FALTOSOS FARÃO UMA NOVA PROVA


O Instituto Federal do Maranhão anunciou que todos os candidatos faltosos do seletivo unificado dos cursos técnicos realizado no último dia 11 farão uma nova prova. A decisão foi resultado de diálogo com o Ministério Público Federal para garantir a igualdade entre todos os candidatos. A posição do IFMA foi divulgada pela reitora em exercício, Marise Piedade Carvalho, na manhã desta segunda, 19, em coletiva com a imprensa.

O seletivo teve 48.280 inscritos; desses, 12.526 não participaram da prova, o que corresponde a 26% de faltosos. Esse índice é menor do que o registrado no seletivo do ano passado, quando 30,5% dos candidatos faltaram ao exame e segue o mesmo desempenho do Enem deste ano, que registrou 26,4% de faltosos. De acordo com Marise Piedade, o IFMA tem a inclusão como um de seus parâmetros principais e por isso decidiu realizar novas provas com todos os faltosos.

“Nós garantimos que nenhum candidato será prejudicado. A nova prova terá o mesmo grau de dificuldade da anterior”, explicou a reitora em exercício.

Nova prova 
A aplicação do exame deve acontecer na segunda quinzena de janeiro em todo o Maranhão. O Edital Nº 38 será retificado e informará os candidatos faltosos sobre como devem proceder na realização da nova prova. “Pedimos que os candidatos leiam atentamente o edital, para que conheçam todas as regras do seletivo”, disse Marise Piedade. 

O resultado das duas provas do seletivo será divulgado em conjunto. Em razão da realização da nova prova, é provável que os alunos aprovados tenham um calendário de aula diferente dos estudantes veteranos, que terão o calendário mantido.