domingo, 11 de março de 2012

IFMA APLICA NOVA PROVA DO SELETIVO NESTE DOMINGO

Do Portal IFMA

O Instituto Federal do Maranhão realiza neste domingo, 11 de março, a nova prova do seletivo de cursos técnicos. Dos 48.502 candidatos inscritos, 25.233 participarão do novo certame, sendo que, deste total, 12.702 optaram por refazer a prova. Os candidatos deverão imprimir o cartão de inscrição, que está disponível nesse link, everificar com atenção o local de prova. Os portões das escolas serão fechados às 13h.

O seletivo é composto por 40 questões (20 de Português e 20 de Matemática) e será aplicado em 21 cidades maranhenses. Ao todo, 66 escolas serão utilizadas no novo concurso: 31 na capital e 35 no interior do estado. Os candidatos inscritos na nova prova terão a nota da primeira prova desconsiderada. 

O IFMA oferece 4.470 vagas em seus 18 campi. Os cursos mais concorridos são oferecidos pelo Campus Monte Castelo: Eletromecânica (concomitante), com 103 cand/vaga; Segurança do Trabalho (subsequente), com 91 cand/vaga; e Automação Industrial (subsequente), com 71 cand/vaga.

Cotas
Neste seletivo, o IFMA adotou três tipos de cotas. 25% das vagas foram destinadas aos egressos de escolas públicas; 5% das vagas serão preenchidas por candidatos com deficiência; e 20% das vagas dos cursos de recursos naturais serão destinadas aos filhos de agricultores familiares ou pescadores artesanais que tenham estudado em escola pública.

Entenda o caso
No dia 11 de dezembro de 2011 o IFMA aplicou o seletivo de cursos técnicos. Houve confusão em algumas escolas, por conta da interpretação do horário de fechamento dos portões (13h). No colégio Cintra, em São Luís, as provas foram suspensas por causa do tumulto causado pela invasão de candidatos.

O Ministério Público Federal e o IFMA entraram em acordo após audiência realizada no dia 10 de janeiro de 2012, que culminou com a realização de nova prova aos faltosos e a qualquer candidato inscrito quem desejasse participar do novo seletivo.