sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Veja a lista do secretariado da Prefeitura de Maracaçumé

Desde o primeiro dia do ano todos os secretários já estavam atuando com o novo prefeito em Maracaçumé, mais as portarias ainda não haviam sido entregues de forma oficial. Tudo em Maracaçumé estava no atraso e a palavra de ordem do novo gestor é trabalho e organização. As portarias na verdade não foram entregues em solenidade oficial mais sim, pelo secretario Josélio de Assuntos Políticos. Chico velho tem andado muito ocupado descascando diversos abacaxis deixados pelo ex-gestor.
Por telefone conversamos com o prefeito que revelou  a nossa reportagem que a missão não tem sido fácil, mais a batalha será vencida e a cidade ganhará novos ares muito em breve com o arrumar da casa.
Na organização da casa, haverá planejamento em tudo que for feito ou planejado. Até mesmo reunião mensal do prefeito com a equipe para apresentação de metas e projetos.

Segundo o secretario, Josélio. (Assuntos políticos), “a semente foi plantada com expectativas de uma administração que seja democrática e direcionada para a melhoria dos Maracaçumeenses.” Frisou.

 CONHEÇA OS PRINCIPAIS NOMES DA EQUIPE DE GOVERNO:

José Menandes
Ocupando a Secretaria de Administração, José Menandes, competente servidor de Maracaçumé que o auxiliou praticamente quase todas as gestões passadas desde a fundação do município. (A Secretaria Municipal de Administração tem como função definir políticas para a Administração Direta, relativas a suprimentos e estocagem de materiais. Está entre as funções, também, normatizar os procedimentos de controle e gestão, administrar o Paço Municipal; desenvolver a política de vigilância dos próprios municipais; controlar o patrimônio mobiliário; definir normas a gerenciar os assuntos referentes a transportes internos. E, além disto, promover a auditoria interna de processos licitatórios, dos contratos deles decorrentes, em consonância com as normas legais em vigor.)
Manoel Gonçalves
Na Secretaria de Finanças: Manoel Gonçalves, irmão do prefeito, competente, simpático no trato com o publico e grande articulador politico. (A responsabilidade da Secretaria de Finanças de um município é fiscalizar as empresas e comércios privados de acordo com o pagamento das mais variadas taxas tributárias.



 Além disso, faz o planejamento de gastos da prefeitura e, consequentemente, a prestação de contas no ano seguinte, promovendo a transparência dos gastos públicos. Avalia, portanto, os investimentos financeiros de todas as secretarias de uma cidade.)

Professor Givaldo
Na Secretaria de Educação: Professor Givaldo Brito, é competente e qualificado para o cargo. (A Secretaria Municipal de Educação tem como função: 
• Desenvolver, implementar e zelar pela política de Educação no Município. 

• Desenvolver, promover e apoiar programas e eventos difusores da Educação.

• Propor, desenvolver, adotar e adaptar métodos e técnicas capazes de fazer da Educação um processo atraente e acessível a todas as faixas da população.

• Propor inovações e modernizações de valor reconhecido na área da Educação, tornando-a instrumento de conscientização e formação de cidadania.)
Welbert Mascote
Na Secretaria de Assistência Social: Welbert Mascote, irmão do vice-prefeito. Técnico competente em diversas áreas de gestão que promete muito. (A Secretaria Municipal de Assistência Social tem por finalidade de coordenar o conjunto de serviços assistenciais de combate a pobreza visando o aumento da auto estima e dignidade do cidadão em consonância com as diretrizes emanadas pela LOAS e do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, através de ações e serviços que visem à promoção, proteção social dos munícipes, tendo como princípios a universalização, a territorialização, a matricialidade sociofamiliar, equidade e a integralidade, a qualidade do serviço e humanização no atendimento.)

Francivaldo Oliveira
Secretaria de Meio Ambiente: Francivaldo Oliveira, é jovem e conhecido como líder comunitário e articulador. (Planejar, promover e executar a política agrícola do Município, de acordo com as características e peculiaridades de cada região; coordenar e implantar ações relacionadas ao abastecimento, armazenamento e comercialização de insumos, gêneros alimentícios e agropecuários; executar política municipal relativa ao meio ambiente, podendo firmar convênios com entidades federais, estaduais e Municipais.)

Antônio Gonçalo
Na Secretaria de Saúde foi convidado, Antônio do Gonçalo, com uma larga experiência na politica local e que promete sem sombra de duvidas, fazer a diferença.


(Segundo o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), são atribuições do gestor municipal de saúde: Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações do município, organizando o SUS no âmbito municipal; Viabilizar o desenvolvimento de ações de Saúde através de unidades estatais ou privadas, priorizando as entidades filantrópicas; Participar na constituição do SUS, de forma integrada e harmônica com os demais sistemas municipais; As competências e responsabilidades de cada município variam de acordo com os compromissos assumidos. 


Fco. Azevedo
Na secretaria de Obras, senhor Francisco Azevedo, é competente e quer mostrar serviço.
(A Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos tem por objetivo programar, planejar, controlar, fiscalizar e executar as obras municipais, construindo e conservando as vias e logradouros públicos; além de controlar e incrementar o sistema viário do município e executar os serviços de manutenção das praças e jardins e da iluminação pública.

A Secretaria de Obras também tem por função administrar os cemitérios municipais, executar os serviços de limpeza pública e coleta de lixo, além de manter, conservar, fiscalizar e administrar o Terminal Rodoviário Municipal.

Também compete à esta Secretaria autorizar e fiscalizar a realização de obras particulares, observando o cumprimento das normas e do código de posturas; realizar estudos e pesquisas para o planejamento urbano municipal; desenvolver estudos referentes ao planejamento de projetos habitacionais; e realizar o acompanhamento sistemático da evolução urbana da cidade.)

Josélio de Lima
Secretaria de Assuntos Políticos: Josélio de Lima, que desde o inicio, vem se destacando como interlocutor e liderança.

(A missão da Secretaria de Assuntos Políticos, é ajudar a fortalecer os processos políticos do Município, em particular apoiar a democracia como a melhor opção para assegurar a paz, a segurança e o desenvolvimento. Concentra-se em fortalecer a função da Organização como principal fórum político do Sistema e ajudar a manter a democracia no Município. Ainda de acordo com cada região a Secretaria tem ainda o papel de interlocutor do governo com o povo.)

Patrãozinho
Chefia de Gabinete: João da Mata, conhecido carinhosamente como patrãozinho.
(A Chefia de Gabinete assessora o Secretário Municipal de Finanças e o prefeito no desempenho de suas funções, autoriza e controla os atos de delegação de competências expedidos no âmbito das unidades da Secretaria, examina e prepara as atividades relacionadas com as audiências e representações do Secretário e, ainda, coordena e supervisiona as atividades de administração geral da Pasta. É também delegada pelo Secretário ao Chefe de Gabinete a prática de atos e despachos relativos a assuntos de pessoal em geral.) O governo municipal contratou técnicos especializados nas principais pastas para auxiliar os novos secretários ainda sem a experiência que exige o cargo, ou mesmo sem a formação de gestão na sua referida área. O objetivo é claro; manter a administração nos trilhos do desenvolvimento.

Reportagem Especial: Walney Moraes/Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaçumé - MA
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.

AddToAny