domingo, 3 de fevereiro de 2013

Secretário de Saúde de Maracaçumé participa de encontro em Brasília

O Secretário Municipal de Saúde de Maracaçumé, Antônio Gonçalo, esteve cumprindo agenda oficial em Brasília. Ele participou do Acolhimento aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, organizado pelo Ministério da Saúde.

Atenção Básica, Unidades de Pronto Atendimento, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e o Programa de Valorização da Atenção Básica, foram destaques na apresentação das políticas de saúde do Ministério da Saúde, durante toda esta semana, em Brasília.
O Secretário de  Saúde de Maracaçumé, Antônio Gonçalo, participou de diversas atividades direcionadas aos gestores onde foram discutidas ações previstas para 2013.

No encontro, cerca de 2500 inscritos puderam acompanhar a conferência do Ministro Alexandre Padilha, na qual ele incentivou os municípios que possuem equipes de Atenção Básica a aderirem ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O programa busca induzir a ampliação do acesso, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e local e permite transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
Ainda de acordo com o Ministro Padilha, é meta do Governo Federal, qualificar a gestão da saúde nos municípios brasileiros, para isso, o Ministério da Saúde vai investir R$ 1,6 bilhão para Unidades Básicas de Saúde (UBS), para construção, reforma e ampliação das Unidades, com foco nos bairros com maior concentração de pobreza.
Durante o evento, que se encerrou na tarde desta sexta feira (1), os gestores discutiram a relação dos três entes federativos na construção das Redes de Atenção à Saúde. Para o Secretário de Saúde, Antônio Gonçalo, a qualificação da gestão da saúde nos municípios é necessária para a boa relação tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS). "A Saúde é tripartite e a atenção básica como base dos sistemas de saúde é essencial para um bom desempenho dos entes", disse.

Com informações do Gazeta de Maracaçumé
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.