segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vereadores apresentam Projeto de Lei que institui o "Parlamento Jovem"

As vereadores Ulenira Batista (PPL) e Gerlandia de Oliveira (PP) apresentaram na última sessão ordinária do dia 19 de Abril, o Projeto de Resolução que institui o Parlamento Jovem Municipal com o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal de Governador Nunes Freire e a Escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim, para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. 

O Parlamento Jovem será constituído pelo Vereador Jovem em número correspondente ao da composição da Câmara Municipal. O mandato será de um ano e terá caráter informativo e pedagógico, relativos ao exercício da cidadania e funcionamento do Poder Legislativo.

O Parlamento Jovem será composto e desenvolverá trabalhos nos mesmos moldes e padrões da chamada “câmara adulta”, com idênticos objetivos, mesa diretora e comissões semelhantes. É integrado por representantes eleitos dos estabelecimentos escolares do município habilitados ao programa, todos com assento junto às comissões técnicas. 

O Vereador Jovem poderá propor requerimentos, indicações, moções e projetos de lei que, caso sejam aprovados, podem ser levados para votação entre os Parlamentares oficiais da cidade e se transformarem em Lei Municipal. A proposta do projeto consiste em vivenciar com estes jovens os trabalhos da Câmara Municipal e, desta forma, aproximar a relação entre sociedade e Legislativo. 

O projeto será apreciado pela comissão e provavelmente será votado na próxima sexta-feira (26).

Participe!

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.