quinta-feira, 23 de maio de 2013

Coordenadores definem metas no 3º Encontro Estadual

Por Poliana Sales
Fotos: Jarivânio Alencar e Silvia Araújo
                                   
                             
                        Coordenadores da Cufa durante abertura do Encontro
A cidade de Balsas recebeu neste final de semana os coordenadores da CUFA MA para o 3º Encontro Estadual da instituição. Planejado para definir novos rumos da Cufa, o Encontro foi realizado no Centro de Guadalupe e contou também com a presença de demais integrantes da Central, de secretários municipais, vereadores, do deputado Estadual Bira do Pindaré e da imprensa da cidade.

Na manhã de sábado (18) foi realizada a solenidade de abertura do encontro. Os coordenadores da Cufa no Maranhão, Billy Wesley e Preto Dicko, e o coordenador municipal da Cufa de Balsas, Everton Gehlen, falaram sobre a importância do Encontro e apresentaram os resultados alcançados pela Cufa no Maranhão. “Para que os jovens sejam protagonistas de suas próprias vidas, a Cufa se espalhou pelo Maranhão. Para fortalecer nosso trabalho, precisamos do apoio de instituições publicas e privadas que acreditem e apostem nos nossos projetos que agregam esporte, cultura, lazer, educação, entretenimento e garantem benefícios para as comunidades e favelas de todo o Estado”, disse um dos coordenadores, Preto Dicko.

O coordenador da Cufa Balsas, Everton Gehlen, agradeceu a presença dos outros municípios e falou dos projetos e ações já realizadas pela base na cidade. “Com nossos projetos promovemos a dança de rua na cidade, levamos ações para bairros da periferia, realizamos oficinas de dança, de grafite, garantimos também capacitação profissional e oportunidade para jovens de Balsas”, explicou o coordenador.

A solenidade de abertura foi marcada pela presença dos vereadores Arnaldo Gomes e Ari Rogério Ferreira, dos Secretários Municipais de Cultura, Deusamar Santos e de Esporte, Márcio Regô, da representante da Secretária de Educação, prof.ª Paixão, e do deputado estadual Bira do Pindaré, que parabenizaram o trabalho da Cufa no Maranhão .

Coordenador da Cufa Balsas, Everton Gehlen.

O deputado Bira do Pindaré parabenizou o evento e o trabalho que tem sido realizado pela Cufa Maranhão em prol da juventude. “Quero parabenizar vocês que fazem Cufa pela importância da mobilização da juventude. Falo isso porque acredito no trabalho de vocês e sei que se a gente não conseguir dar oportunidade para os jovens, eles caem na armadilha das drogas, na armadilha do subemprego e em tantas outras armadilhas. Para mudar essa realidade precisamos de projetos como esses que a Cufa realiza”, afirmou o deputado.

Para o Secretário de Esporte, Márcio Rego, o grande desafio do poder público é promover iniciativas integradas para promoção do esporte, da arte, da cultura e da educação e que instituições como a Cufa são parceiras neste desafio. “Temos que fazer um grande trabalho de parceria com vocês para integrar a educação ao esporte, a cultura ao esporte. Pois, sabemos que o esporte é fundamental para desenvolver valores como a disciplina, a solidariedade, a amizade, tão importantes para o desenvolvimento humano”, falou o Secretário.

Deputado Estadual Bira do Pindaré parabenizando o trabalho da Cufa Ma
Secretário Municipal de Esporte de Balsas, Márcio Rego
Empreendedorismo Social

Durante a tarde de sábado, 18, os coordenadores da Cufa Ma tiveram a oportunidade de participar de uma consultoria sobre empreendedorismo social com o administrador e especialista em gestão de pessoas,Sérgio Barros, da agência Alcance. O especialista falou sobre o perfil do empreendedor social e sobre o trabalho de instituições como a Cufa que devem ter como foco a busca de soluções para os problemas da sociedade. “A medida de desempenho de vocês é o impacto social, é o respeito às pessoas, é a ética e o compromisso”, disse o especialista. 

Entre as qualidades do empreendedor social, Sérgio Barros listou a responsabilidade, a criatividade, a lealdade e a transparência. Além dos esclarecimentos, a consultoria também teve momentos de descontração com dinâmicas de grupo e bate-papo com os coordenadores.  “A consultoria foi de fundamental importância para os coordenadores que precisam estar sempre alinhados com a missão da instituição que é empoderar os moradores de periferia e trazer benefícios para as comunidades”, afirmou um dos coordenadores da Cufa Ma, Billy Wesley.

Sérgio Barros que prestou consultoria para os coordenadores da Cufa Ma
No segundo dia do encontro, os coordenadores se reuniram para traçar novas estratégias da Central e avaliar o trabalho das bases. Os coordenadores estaduais orientaram os demais coordenadores municipais a respeito da criação e do fortalecimento das bases da Cufa em todo o Estado, a pauta da reunião foi a administração e a comunicação da instituição, prioridades na gestão de 2013.

Coordenador da Cufa Balsas concedendo entrevista para TV Rio Balsas, afiliada da Globo. 
           
   
                     Coordenadores da Cufa durante consultoria sobre empreendedorismo social

Coordenadores da Cufa NF Marcos Leite e Jarivânio Alencar com Elenilda Araújo.

Coordenadores da Cufa de Nunes Freire, Imperatriz, São Luís e Balsas

Coordenadores da Cufa Balsas com os Secretários Municipais de Esporte e Cultura 

Preto Dicko, um dos coordenadores estaduais da Cufa MA concede entrevista para a TV Rio Balsas

Coordenadores da Cufa Ma de Imperatriz, São Luís, Balsas, Governador Nunes Freire, Secretários Municipais e Vereadores de Balsas
  
Coordenadores da Cufa Balsas Preta Suzy, Everton Gehlen e Alex Manf com os coordenadores estaduais, Preto Dicko e Billy Wesley

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.

AddToAny