sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prefeitura de Governador Nunes Freire realiza a 2º Conferência Municipal das Cidades

Fotos: Luís Soares e Marineude
A Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, através da Secretaria Municipal de Governo, realizou nesta sexta-feira (24), a etapa municipal da 2ª Conferência das Cidades, que aconteceu no Auditório do CE Profº Hamilton Werneck.

O evento contou com as presenças do Prefeito Municipal Marcel Curió, do vice prefeito Josimar, Francisca Freires, Wanderley Pereira, Lourival da Serraria, Maurílio Bueno, Gessimar Neres (Rei do Gado), Ronaldo Rodrigues e Esmilton Pereira, conselheiro estadual Tony Simplício, professor Júlio Alvarez (UEMA), secretários municipais e lideranças locais.

A Conferência que teve como tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!” tratou as seguintes abordagens: Mobilização urbana, Habitação, Regularização fundiária e Saneamento. O objetivo é ampliar o debate acerca dos desafios de transformar o municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidade. 

O encontro reuniu representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, ONGS, Movimentos Sociais e Populares, Entidades Sindicais, Entidades Profissionais e Sociedade Civil organizada. 

Em seu discurso o Prefeito Marcel Curió falou sobre seus projetos e ações neste quatro meses e vinte e quatro dias de governo. "Me sinto honrado e feliz em saber que a nossa administração está compromissada com o povo de Governador Nunes Freire." Enfatizou.

Marcel parabenizou a todos os secretários pelos trabalhos desenvolvidos, mas, ressaltou que muito mais precisa ser feito para o município progredir ainda mais e assim fazerem uma excelente administração.

O Prefeito Municipal  falou da importância da conferência como planejamento em busca de melhorias para a cidade e a sociedade como o todo. "Essa conferência é de suma importância para a sociedade para que consigamos levar conhecimento a todos os cidadãos nunesfreirenses e que saibam e conheçam as obrigações e direitos da nossa cidade." ressalta.

O chefe do executivo municipal enfatizou ainda que a cidade tem que está pronta para o desenvolvimento e saber aproveitar as oportunidades de crescimento.

A conferencista Darles Pires enfatizou que Conferência serve como ambiente de discussão dos problemas urbanos e um pré-requisito para conseguir recursos do ministério das cidades. "A sociedade representado por todos os seus seguimentos iram debater os problemas da cidades nos eixos de políticas de incentivo a implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade, participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano que é um fundo que vai ser criado para resolver os problemas da cidade, Instrumento e políticas de integração intersetorial e territorial, habitação, saneamento, mobilidade urbana, planejamento urbano e ordenamento territorial e trânsito. Todos esses problemas foram discutidos em quatro grupos formados pelos participantes da conferência e cada grupo apresentou dez propostas que serão enviada para a conferência estadual." ressalta a conferencista.   

As Conferências Municipais são as etapas que precedem e dão subsídios para a realização da Conferência Estadual. Nos eventos municipais, através de debates, palestras, discussões e plenárias, são geradas sugestões de políticas voltadas para a melhoria das condições de vida nos centros urbanos. Todas essas propostas foram construídas com a participação de representantes do poder público e de representantes da sociedade civil organizada que participaram do encontro.

Etapas

As etapas serão: de 1º de março a 30 de junho, a fase municipal; de 1º de julho a 28 de setembro, a estadual, e de 20 a 24 de novembro, a nacional, em Brasília.












Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.