quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Democracia? Ou demagogia?

Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer “a arte de conduzir o povo”. Nesse sentido demagogia é mesmo que dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação. 

Aristóteles na obra “Política, livro V”, onde acentuou que o demagogo utilizava a lisonja e os artifícios oratórios. Já no século XIX, Lincoln chegou mesmo a assinalar que: “Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo; Pode-se enganar todas as pessoas algum tempo; Mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo!”. 

O povo brasileiro lamentavelmente tem assistido tantas e tantas manifestações pelo Brasil a fora, até mesmo em cidades pacatas do interior brasileiro tem acontecido algo que estranho e inusitado, usam o termo democracia, mas que na verdade não passa de uma demagogia. Demagogia? Sim isso mesmo brincar com o povo como se fosse bobo, colocar na mente do povo coisa que não existe, querendo tornar o real a fantasias mirabolantes é algo de... A troca das palavras demagogia e democracia parecem ganhar notoriedade, mas até mesmos alguns que gritam, fazem badernas, tornam-se vândalos não sabe talvez o verdadeiro significado da democracia e da demagogia. 

“A democracia é governo do povo, para o povo e pelo povo”. (Abraham Lincoln). Nesta frase, disse tudo de grandioso. Nesse aspecto surge a questão porque então votar? “SE É PELO VOTO QUE A GENTE ESCOLHE, DE MANEIRA DEFINITIVA E IRRECORRÍVEL, O INDIVÍDUO OU GRUPO DE INDIVÍDUOS QUE NOS VÃO GOVERNAR, POR DETERMINADO TEMPO”. Isso é democracia, acontece aqui, acontece ali, enfim acontece no Brasil é claro!

Diferente modo é o conceito de demagogo, sendo dificultoso até mesmo conceituar, pois uns utilizam-se de conceitos amplo como se democrático fosse e começa verdadeira “Babel” surge à figura do demagogo, que podemos incluir em tal categoria o “jornalista”, quantos “jornalistas” não têm surgido? Sim aqueles que não tendo outra forma da vingança buscam justificar suas iras e seu choro valendo-se de meios de comunicação como se “jornalistas” fossem, como se “radialistas” fossem enfim vêm à tona o dissabor de nao aceitar a democracia passam então a procurar meios de agredir o povo, de forma vergonhosa, com palavras e difamaçoes, seja nas ruas, seja com a queima de fogos, seja em tentativas fracassadas de peregrinação, ou até mesmo através do veículo de comunicação. Quem não tem assistindo tal situação nefasta. 

Quanta demagogia! Esta intimamente ligada a quem faz aquela politicalha. O que impera é a DEMOCRACIA, quem manda é a democracia, por isso digo: VIVA A DEMOCRACIA, ela falou mais alto. 

Por Wyllyam Rodrigues 


Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.