sábado, 26 de outubro de 2013

Enem 2013 será aplicado neste final de semana; fique atento ao horário

Do Terra
Mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado neste final de semana. Criado pelo governo federal em 1998, o Enem é atualmente a principal porta de entrada no ensino superior. As provas serão aplicadas em todo o País a partir das 13h (horário de Brasília) - Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, corrige as questões nos dois dias.
Por causa do horário de verão, que começou no último dia 20 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o Brasil passou a ter três fusos horários, portanto o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda atenção dos candidatos.
Veja os horários das provas em cada Estado
HORÁRIO DE BRASÍLIA
INÍCIO ÀS 13H
MENOS 1 HORA DE BRASÍLIA
INÍCIO ÀS 12H
MENOS 2 HORAS DE BRASÍLIA
INÍCIO ÀS 11H
Rio Grande do SulAlagoasAcre
Santa CatarinaAmapáAmazonas
ParanáCearáRoraima
Minas GeraisMaranhãoRondônia
Espírito Santo Mato Grosso do Sul
Rio de JaneiroMato Grosso
São PauloTocantins
Distrito FederalPernambuco
GoiásPará
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Paraíba
Bahia

















Em 18 Estados, os estudantes farão as provas em horário diferente do de Brasília, o que representa 3.528.114 de candidatos do total 7.173.574 inscritos. Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima terão a abertura dos portões às 10h e o fechamento às 11h pelo horário local. Em outros 14 Estados, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, no horário local. Oito Estados seguem o horário oficial de Brasília.
Assim como nos últimos anos, serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova. Os candidatos devem observar a data de validade do documento, que não pode estar vencida.
No dia do exame serão aceitos os seguintes documentos: Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
O Inep informa que não serão aceitas Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.
Se o documento estiver vencido ou não for possível a identificação através da foto, o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio. No caso de roubo, extravio ou perda, deverá ser apresentado o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep na internet até o dia 30 de outubro. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2013, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
O edital do Enem lista as proibições que, caso sejam desobedecidas, estão sob pena de eliminação. Fique por dentro de todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada:
O que não pode levar:
Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo: calculadora, celular, tablet, ipod, ipad, pendrives, mp3players, gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissor de dados ou mensagens;
Não deixe nenhum objeto eletrônico no seu bolso. Se você levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. Se for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado;
Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras;
Armas de fogo também estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma;
A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.
O que não pode fazer:
O participante não poderá realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante as provas;
É expressamente proibido ao participante receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame;
Não será permitido ao candidato, durante a realização da prova, fazer anotações relativas às suas respostas em quaisquer meios;
O participante não pode deixar a sala antes de duas horas do início das provas.
O que não pode esquecer:
Assim que começar o exame, é importante conferir se não está faltando nenhuma página no seu caderno de provas;
As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritas, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao término das provas;
As provas do Enem têm diferentes cores - conteúdo é o mesmo, o que muda é a ordem em que as questões aparecem. Não esqueça de marcar no cartão de respostas a cor do caderno de provas que você recebeu. Sem essa informação é impossível fazer a correção do gabarito que você marcou e a nota será zero;
Não se esqueça de assinar, nos espaços próprios, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho e os demais documentos do exame;
Na capa do caderno de provas também estará escrita uma frase que você deve transcrever no cartão de resposta. Não esqueça de escrever a frase, caso contrário também será eliminado. Esse é um procedimento de segurança para conferir se a grafia bate com a da assinatura do candidato no documento de identidade.
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.

AddToAny