segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Gabarito oficial do Enem sai até quarta

O gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até quarta-feira (12). Neste ano, o exame do Ministério da Educação bateu recorde com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.

Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios. Serão 17.367 locais e um total de 242.948 salas. Dessa vez, mais de 17 mil detectores de metal foram espalhados pelos locais de prova de todo o país para tentar combater qualquer tentativa de fraude.

Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, ele disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após remessa de informações atualizadas.

"Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente", afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova. Para ele, o processo de logística do Enem está consolidado. "Temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorada."

Com informações do G1

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.

AddToAny