quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Governador Nunes Freire (MA) realiza a sua 1º Conferência Municipal de Juventude

Em clima de grande entusiasmo e com o auditório do CE Profº Hamilton Werneck completamente lotado de jovens, como também de autoridades dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, aconteceu na tarde desta terça-feira (29) a 1ª Conferência Municipal da Juventude em Governador Nunes Freire.

O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Juventude, em parceria com o Departamento Municipal de Juventude, Associação Nunesfreirense de Juventude e a Pastoral da Juventude.

Estiveram presentes a Secretária de Estado de Juventude, Tatiana Pereira, o diretor do Departamento de Juventude, Ivanjaques Costa, o presidente da Associação Nunesfreirense de Juventude, Marcos Leite, a Secretária de Assistência Social, Danielle Rocha, o Vereador Vanderley Pereira, o dirigente da Mocidade Monte Horebe, Irmão Filho, o representante da Pastoral da Juventude, Jairo Ferreira, o representante do Movimento Estudantil, Werbeth Saraiva, lideranças, funcionários públicos, imprensa, entre outros.

O evento foi iniciado com a formação da mesa e o cântico dos Hinos Nacional e Municipal. Posteriormente foi aberto o espaço para a fala das autoridades presentes. 

Irmão Filho, representante da mocidade da Congregação Monte Horebe, fez uma oração agradecendo a Deus pelo evento e pelo espaço que os jovens vem conquistando no Município. Depois dele o jovem Jairo Ferreira, representando a Pastoral da Juventude (PJ), falou sobre a importância da Conferência para a participação dos jovens na construção de políticas públicas para os mesmos. 

O presidente da ANJUV, Marcos Leite, agradeceu ao prefeito Marcel Curió pelo apoio que tem dado às ações que os jovens desenvolvem no Município. “A juventude tem tido papel de protagonista na gestão do jovem prefeito Marcel Curió. Esta conferência é o espaço democrático para que nós tenhamos vez e voz”, destacou ele. “Os jovens são o presente e o futuro da nação e nosso papel é fundamental para o crescimento de Nunes Freire”, concluiu. 

Marciene Mota, coordenadora do Programa Mais Educação, também se pronunciou dando boas vindas aos jovens. “O Programa Mais Educação tem sido uma porta de entrada dos nossos jovens no mercado de trabalho. Fico feliz em participar deste momento especial para a juventude nunesfreirense”, disse ela. Já a secretária de Assistência Social, Danielle Rocha, destacou a participação dos jovens através de ações da secretaria que gerencia, como no ProJovem, Brinquedoteca entre outros. “Nossos jovens tem participação no governo municipal e nas ações que são desenvolvidas. A garantia de direitos é uma prioridade para nós da Secretaria de Assistência Social: crianças, adolescentes, idosos e juventude merecem toda a atenção do poder público”, afirmou. 

O vereador Vanderley Pereira, único representante do poder legislativo presente no evento, disse está muito feliz em ver um evento deste porte realizado no Município. Vanderley afirmou que veio dos movimentos juvenis da Igreja Adventista e que a juventude merece uma atenção especial. “Vocês estão de parabéns por está aqui nesta conferência debatendo políticas públicas para a juventude. Aproveitem ao máximo a presença da secretária e tirem suas dúvidas”, disse. O vereador destacou ainda a importância do Estatuto da Juventude, aprovado há pouco tempo no Congresso Nacional. 

Werbeth Saraiva também fez uso da palavra e deu boas vindas aos presentes. 

Em seguida foi a vez da secretária Tatiana fazer uso da palavra. Tatiana destacou a importância da realização da Conferência de Juventude e que tem sido um marco em todo o Maranhão. “Diversas cidades estão realizando conferências no Estado e se habilitando para participar da 3ª Conferência Estadual de Juventude. Os jovens estão fazendo bonito”, disse. A secretária fez um chamamento para que os jovens participem dos movimentos sociais e lutem para que seus direitos sejam respeitados. 

O secretário de saúde, Kedson Rodrigues, comentou sobre a importância da juventude na vida pública e na criação de políticas públicas em Nunes Freire. Segundo ele, a juventude não pode se abster de momentos como este. “Os jovens estão tendo a oportunidade de opinar e este é um momento ímpar na história do Município”, concluiu. 

O diretor do departamento de juventude, Ivan Jaques, agradeceu aos jovens pela presença e à equipe de apoio que colaborou na organização do evento. Agradeceu em especial ao prefeito Marcel Curió por possibilitar a realização da Conferência. Ivan deu as boas vindas aos jovens e abriu oficialmente o evento. 

Após a mesa ser desfeita, houve um breve momento cultural com a participação de jovens nunesfreirenses e em seguida a secretária Tatiane fez uma palestra que foi ouvida atentamente pelos jovens. Ela comentou sobre os altos índices de violência contra os jovens através de homicídios e, principalmente, em acidentes de trânsitos. “Nossa juventude precisa ser protegida e também se proteger. Poder público e sociedade civil tem que cumprir com sua responsabilidade”, disse.  A secretária apresentou diversos números de estudos realizados pela Secretaria Nacional de Juventude onde mostra a realizada da violência contra os jovens em todo o país. 

Os jovens presentes foram divididos em cinco grupos onde trabalharam cinco eixos e suas respectivas propostas para a Conferência Estadual. As propostas foram apresentadas ao Plenário e grande parte delas foram aprovadas e serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Juventude.

O Município de Governador Nunes Freire participará da Conferência Estadual com 5 delegados, já que o Município tem mais de 20 mil habitantes. Os delegados que representarão o Município foram escolhidos na Conferência conforme regimento, são eles: Ivan Jaques Costa Amorim (poder público), Marcos Leite, Gelson Aquino, Emília da Cruz e Wéllica Sá (representantes da sociedade civil). 

Com informações do blog do Jarivânio



















 
Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.