segunda-feira, 21 de março de 2016

Alta de impostos afeta preços de produtos referentes à Páscoa no MA

O alto valor dos impostos cobrados atualmente pelo Governo Federal, principalmente sobre os importados, deve afetar o consumo de produtos relacionados à Páscoa no Maranhão.

Em São Luís, essa variação já é percebida entre os revendedores que trabalham com os pescados e mariscos. Como é caso do comerciante José de Ribamar que diz que no momento da venda estão inseridos outros gastos, além do principal produto de venda.

“Pra gente pegar esse peixe no interior tem o combustível, tem o gelo, tem a despesa porque a gente paga a estiva. Aí não compensa. Nossa porcentagem é pouca, é um real. Pra ser menos não tem condição da gente ir buscar”, explica o comerciante.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o consumidor vai pagar neste ano mais de 50% em tributos nos produtos da Páscoa.

O engenheiro agrônomo Luís Aranha revela que neste ano deixará de comprar o tradicional ovo de Páscoa. Ele acrescenta que em seu lugar investirá nas caixas de chocolate. “Eu vou deixar de comprar ovo de Páscoa porque tá muito caro. Vou comprar a caixa de chocolate que tá mais em conta”, finaliza.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.