sábado, 30 de abril de 2016

Prefeitura de Gov. Nunes Freire realiza dia D contra gripe H1N1

A Prefeitura de Governador Nunes Freire, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (30) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

O município tem como meta a imunização de pessoas que fazem parte do grupo prioritário formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, idosos e comorbidades. A campanha de vacinação vai até o dia 20 de maio.

No município de Governador Nunes Freire, a campanha contra a gripe H1N1 começa dia 30 de abril. “A vacinação contra a gripe foi antecipada de forma preventiva. Essa vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe. Conforme orientação do Ministério da Saúde, os grupos de risco também estão entre os prioritários na campanha. Gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, além de pacientes renais crônicos fazer parte dos grupos que serão vacinados. A Secretaria de Saúde espera vacinar um maior número de pessoas durante o Dia D.”, destacou o Diretor do Centro de Saúde, Antônio Enfermeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta, rouquidão, tosse seca e coriza. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar. Também pode ser transmitida por meio indireto, pelas mãos ou após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e exame laboratorial.

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil! Também siga o blog do Marcos Leite no Twitter e curta nossa página no Facebook.