Biografia

Graduando em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade CEUMA e Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá.

Militante dos movimentos de juventude e estudantil. Aos 15 anos ingressou no Movimento Estudantil através do grêmio estudantil do C.E Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves, onde estudava. Em 2009, foi diretor da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) e eleito representante da região do Alto Turi no colegiado no Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA).

Atuou, também, na Pastoral da Juventude da Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No mesmo período foi um dos fundadores do grupo do movimento da cultura Hip Hop “Anjos das Ruas” no município.

Em 2010, foi eleito membro da Academia de Letras do Alto Turi (cadeira de nº 12) e coordenador municipal da CUFA Gov. Nunes Freire.

No ano de 2011 passou a frequentar e ser membro da juventude da Primeira Igreja Batista.

Ainda no movimento estudantil, no ano em 2013 participou do 40º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) em Minas Gerais.

Em 2015, na reunião do Fórum Estadual de Juventude, foi eleito Conselheiro Estadual de Juventude do Maranhão. No mesmo ano, participou da 3º Conferência Nacional de Juventude, em Brasília. 

Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi presidente da JSPDT Municipal de Gov. Nunes Freire e secretário estadual de Comunicação da JSPDT entre 2015 e 2017.

Atualmente é vice-presidente estadual da Juventude Socialista do PDT do Maranhão, presidente da Associação Nunesfreirense de Juventude e conselheiro estadual das Cidades do Maranhão.

Na área do jornalismo, foi colunista nos Jornais Tribuna Regional e Gazeta do Alto Turi. Mantém o blog do Marcos Leite desde 2008, onde publica as principais notícias da região e do Estado.

Marcos Leite é assessor do deputado federal Weverton Rocha (PDT), eleito senador em 2018 com uma votação histórica no Estado do Maranhão com 34,91% dos votos válidos, contabilizando 1.997,443 votos, o que lhe garante a maior votação para senador da história do Maranhão.